Ter um escritório de contabilidade auxiliando na gestão contábil e tributária é extremamente útil e importante para qualquer empresa. Afinal, gerenciar folha de pagamento, planejamento tributário, contabilidade, dentre outras questões, exige conhecimento especializado e demanda tempo para análises. 

Por isso, não importa se você é dono de um pequeno, médio ou grande negócio. Em todos os casos, procure os serviços de um escritório de contabilidade, mas siga alguns cuidados essenciais na hora de contratar um consultor em contabilidade para sua empresa! 

Escritório de contabilidade deve estar regularizado

Mesmo sendo algo óbvio,  muitos empresários esquecem de consultar a regularidade dos escritórios de serviços de contabilidade. Contudo, é válido pesquisar a idoneidade da empresa, seu tempo de atuação no segmento e até mesmo buscar informações sobre os contadores e advogados que trabalham no escritório a ser contratado. 

Assim, tenha em mente que perder algum tempo realizando essa pesquisa pode evitar dores de cabeça no futuro, bem como possíveis frustrações acerca do serviço contratado e possíveis despesas extras.

Fique atento ao contrato de prestação de serviços

No processo de contratação de um contabilista terceirizado, é primordial ter os acertos formalizados em um contrato de prestação de serviços. Além disso, leia com atenção todas as cláusulas do contrato, checando quais serviços o contador irá executar. 

Verifique se o contador é realmente qualificado

A excelência de atendimento em um escritório de serviços contábeis também se dá por conta da capacitação dos profissionais envolvidos. Por isso, cabe buscar informações sobre o currículo do profissional, seu nível de formação e tempo de experiência no mercado.

Quanto mais especializações e cursos de atualização o contador possuir, mais certeza você terá de estar contratando profissionais qualificados, de fato, para o trabalho solicitado. 

Cheque o registro do contador/escritório no CRC

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é o órgão competente que atua no sentido de regularizar os serviços prestados pelos escritórios e contadores. Portanto, jamais contrate um contador sem antes verificar se o profissional ou o escritório para o qual ele trabalha está em situação regular diante do CRC.

Confira todos os serviços oferecidos pelo escritório

Em muitos casos, um escritório com uma equipe de profissionais pode oferecer serviços que vão além da gestão contábil. Esse é o caso, por exemplo, da Real Estate Contabilidade, um escritório que proporciona todo o suporte que nossos clientes precisam em termos de gestão fiscal, tributário e contábil, pois oferecemos os seguintes serviços:

  • Contabilidade geral;
  • Consultoria jurídica: abertura de empresa, elaboração de contrato social, regularização de empresas, etc;
  • Consultoria fiscal e tributária: apuração dos impostos diretos e indiretos, declarações (DCTF, DIRF, EFD-Contribuições, EFD- Reinf, ECD, ECF), etc;
  • Controle e conciliação dos contratos;
  • Análise e divergência de recebimentos;
  • Conciliação bancária;
  • Dentre outros.

Precisa de um contador para sua empresa? Entre em contato com a Real Estate e saiba como podemos gerir a contabilidade de seus negócios!

Veja também

consultoria de contabilidade

3 motivos para ter a Real Estate como sua consultoria de contabilidade

A consultoria de contabilidade para empresas e indústrias é algo importante e complexo. Afinal, se os aspectos contábeis e fiscais não estão organizados e dentro dos padrões legais, isso pode acarretar multas, prejuízos e pagamentos extras de impostos e tributos sem necessidade.  Pensando nisso, contratar uma empresa de gestão contábil e jurídica pode ser a […]

tudo sobre livros fiscais

Tudo sobre livros fiscais e comerciais

De acordo com a legislação, empresas que adotam como natureza jurídica o modelo de Lucro Real devem utilizar livros fiscais e comerciais . Esses livros, em resumo, se destinam a controlar e registrar as operações e prestações. Contudo, os livros atribuídos, aos poucos, substituídos pelo SPED Fiscal, um sistema que moderniza os registros fiscais.  No […]

consultoria contábil

Multas do e-social mais importantes: veja quais são!

Desde 2018, o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, passou a ser obrigatório no Brasil. Mas as empresas que não se atentarem aos prazos e regras de envio de informações podem ser submetidas a multas e prejuízos consideráveis.  Por isso, a Real Estate Contabilidade pretende explorar neste artigo a […]