Em suma, a contabilidade empresarial é como sua empresa registra, organiza e analisa suas informações financeiras.

Por meio da contabilidade, as empresas pequenas, médias e grandes registra informações financeiras brutas – de todas as suas transações comerciais, impostos, tributos, projeções, etc. Então, os gestores e empreendedores podem compreender melhor a situação financeira de seu negócio.

Desse modo, com uma boa gestão de contabilidade, você identifica se sua empresa está tendo lucro ou não, qual é o seu fluxo de caixa, qual é o valor atual dos ativos e passivos da sua empresa e quais partes do seu negócio estão realmente ganhando dinheiro.

O ciclo de contabilidade empresarial

A contabilidade começa no momento em que você insere uma transação comercial – qualquer atividade ou evento que envolva o dinheiro da sua empresa – no livro razão da sua empresa.

O registro de transações comerciais dessa maneira faz parte da contabilidade. E a contabilidade é a primeira etapa do que os contadores chamam de “ ciclo contábil ”: um processo projetado para receber informações financeiras brutas e produzir relatórios financeiros precisos e consistentes.

O ciclo de contabilidade tem seis etapas principais:

  • Análise de registro de transações (consultar faturas, extratos bancários, etc.);
  • Lançamento de transações no livro razão (de acordo com as regras de contabilidade de ativos e passivos):
  • Elaboração de um balancete não ajustado (isso envolve listar todas as contas da sua empresa e calcular seus saldos);
  • Preparação de conciliação bancária;
  • Preparação de um balancete ajustado;
  • Elaboração das demonstrações financeiras.

A maioria desses processos podem ser automatizados por software de contabilidade. Mas há empresas que preferem terceirizar os serviços de contabilidade para escritórios especializados como a Real Estate Contabilidade.

>>>>Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços em Contabilidade Geral, Fiscal e Tributário.

Por que a contabilidade é importante para sua pequena empresa

Certamente a contabilidade ajuda você a planejar o crescimento consistente de seus negócios. Pense que toda grande jornada começa com um roteiro. Por isso, ao planejar o crescimento da sua empresa, é essencial definir metas. Como devem ser seus lucros daqui a um ano? E daqui a cinco anos?

As demonstrações financeiras permitem que você avalie adequadamente a rapidez com que seu negócio está se desenvolvendo. Mas sem demonstrações financeiras precisas pode ser tentador recorrer a métricas fáceis, como “crescimento das vendas”, que não fornecem uma visão financeira completa.

O custo dos produtos vendidos aumentou? As margens de lucro estão menores? Suas metas de crescimento são razoáveis? Sem demonstrações financeiras, você não terá uma resposta objetiva.

Além disso, uma gestão de contabilidade efetiva ajuda a atrair investidores para seu negócio. Afinal, potenciais investidores ou compradores esperam registros contábeis que provem que sua empresa é lucrativa e está no caminho certo para o crescimento. 
Agora que você já sabe porque a gestão contábil é tão importante para o seu empreendimento, fale com a equipe da Real Estate Contabilidade: (11) 99570-5229.

Veja também

consultoria de contabilidade

3 motivos para ter a Real Estate como sua consultoria de contabilidade

A consultoria de contabilidade para empresas e indústrias é algo importante e complexo. Afinal, se os aspectos contábeis e fiscais não estão organizados e dentro dos padrões legais, isso pode acarretar multas, prejuízos e pagamentos extras de impostos e tributos sem necessidade.  Pensando nisso, contratar uma empresa de gestão contábil e jurídica pode ser a […]

tudo sobre livros fiscais

Tudo sobre livros fiscais e comerciais

De acordo com a legislação, empresas que adotam como natureza jurídica o modelo de Lucro Real devem utilizar livros fiscais e comerciais . Esses livros, em resumo, se destinam a controlar e registrar as operações e prestações. Contudo, os livros atribuídos, aos poucos, substituídos pelo SPED Fiscal, um sistema que moderniza os registros fiscais.  No […]

consultoria contábil

Multas do e-social mais importantes: veja quais são!

Desde 2018, o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, passou a ser obrigatório no Brasil. Mas as empresas que não se atentarem aos prazos e regras de envio de informações podem ser submetidas a multas e prejuízos consideráveis.  Por isso, a Real Estate Contabilidade pretende explorar neste artigo a […]