Saiba neste artigo elaborado pela Real Estate Contabilidade quais os principais impostos e tributos pagos pelas empresas de construção civil e como recuperar parte do dinheiro.

A construção civil é uma das áreas que mais contribui para o crescimento econômico do país. Mantendo participação de quase 10% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o segmento também é um dos que mais pagam impostos e tributação. 

A tributação do setor de construção civil, de fato, é um dos grandes desafios com os quais os empresários precisam lidar. Mas, para que seja possível reaver parte do dinheiro pago em taxas e impostos, é essencial conhecer os tributos obrigatórios no país para esse segmento. 

Tributação: quais tributos incidem sobre a construção civil?

É importante destacar que a carga fiscal – quantidade e valores de impostos obrigatórios – dependem da natureza tributária ao qual a empresa se enquadra. Desse modo, empresas que optaram pelo Simples Nacional, por exemplo, têm seus impostos e tributos incluídos em uma única guia.

Já os optantes pelo Lucro Real ou Lucro Presumido quitam os impostos separadamente. Veja os principais abaixo: 

  • ISS: Imposto Sobre Serviços;
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • Cofins: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • IRPJ: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • INSS: Instituto Nacional do Seguro Social.

Como reaver o dinheiro gasto a mais nos impostos?

O primeiro passo para empresas de construção civil que pretender recuperar o dinheiro pago a mais na tributação é procurar a orientação de um escritório de contabilidade. Assim, os contabilistas poderão realizar uma análise mais criteriosa sobre a situação fiscal do contratante. 

Com isso, fica mais fácil checar despesas, receitas, lucros e pagamentos de impostos e taxas. Depois disso, o consultor contábil terá condições de traçar um planejamento fiscal e tributário compatível, com estratégias visando reduzir a carga fiscal que incide sobre a empresa.

Além disso, a empresa de contabilidade geral é capaz até mesmo de orientar o cliente sobre uma adequação a um novo regime tributário (elisão fiscal, uma prática contábil legal).

A recuperação de créditos fiscais, por exemplo, é um dos recursos para isso, possibilitando às empresas terem de volta o valor excedente que foi pago em impostos ao governo.
Deseja saber mais sobre recuperação de créditos fiscais e elisão fiscal? Entre em contato com o escritório de contabilidade da Real Estate: (11) 99570-5229.

Veja também

consultoria de contabilidade

3 motivos para ter a Real Estate como sua consultoria de contabilidade

A consultoria de contabilidade para empresas e indústrias é algo importante e complexo. Afinal, se os aspectos contábeis e fiscais não estão organizados e dentro dos padrões legais, isso pode acarretar multas, prejuízos e pagamentos extras de impostos e tributos sem necessidade.  Pensando nisso, contratar uma empresa de gestão contábil e jurídica pode ser a […]

tudo sobre livros fiscais

Tudo sobre livros fiscais e comerciais

De acordo com a legislação, empresas que adotam como natureza jurídica o modelo de Lucro Real devem utilizar livros fiscais e comerciais . Esses livros, em resumo, se destinam a controlar e registrar as operações e prestações. Contudo, os livros atribuídos, aos poucos, substituídos pelo SPED Fiscal, um sistema que moderniza os registros fiscais.  No […]

consultoria contábil

Multas do e-social mais importantes: veja quais são!

Desde 2018, o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, passou a ser obrigatório no Brasil. Mas as empresas que não se atentarem aos prazos e regras de envio de informações podem ser submetidas a multas e prejuízos consideráveis.  Por isso, a Real Estate Contabilidade pretende explorar neste artigo a […]