De acordo com a legislação, empresas que adotam como natureza jurídica o modelo de Lucro Real devem utilizar livros fiscais e comerciais . Esses livros, em resumo, se destinam a controlar e registrar as operações e prestações.

Contudo, os livros atribuídos, aos poucos, substituídos pelo SPED Fiscal, um sistema que moderniza os registros fiscais. 

No entanto, as associações empresariais que ainda não beneficiam do SPED devem manter a atenção total à necessidade de uso dos livros mercantis, tais como o que vamos destacar neste post da Contabilidade Imobiliária

Livros Fiscais: Função do Livro Razão

O Livro Razão é um dos principais recursos de gestão contábil para currículo e totalizar os lançamentos efetuados no Livro Diário por meio de conta ou subconta. Certamente, o Livro Razão exige um controle organizado e de acordo com regras de contabilidade

Livro diário

O Livro Diário mantém o registro básico da escrituração contábil da empresa. Assim, nele são lançadas como operações e atos de atividade. Essas informações, então, podem modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica.

Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur)

O Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) é o livro destinado ao registro da apuração do lucro real, do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Livro de Registro de Duplicatas

O Livro de Registro de Duplicatas é um livro obrigatório no caso de associações empresariais que efetuam vendas a prazo com emissão das duplicatas.

Livro Caixa

O Livro Caixa permite demonstrar dois fatores: a movimentação financeira e a movimentação de qualquer empresa. Mas ele pode ser dispensado quando uma companhia já utiliza o Livro Razão e o Livro Diário escriturados sob as melhores práticas de gestão de contabilidade .

Livro Registro de Entradas

O Livro Registro de Entradas é utilizado para permitir a identificação de todos os fornecedores e das compras de bens para comércio ou indústria.

Livro Registro de Inventário

Este é o que contém diversas informações sobre matérias-primas, produtos manufaturados e produtos em fabricação. Além disso, registra os bens existentes em almoxarifado na data de balanço patrimonial – ao fim de cada apuração.

Livro para Registro Permanente de Estoque

O Livro para Registro Permanente de Estoque é usado por pessoas jurídicas que exercem atividades relacionadas à:

  • Compra e venda;
  • Incorporação e construção de imóveis;
  • Loteamento ou desmembramento de terrenos para vendas.

Para saber mais sobre livros fiscais e comerciais, assim como a contabilidade geral, fale com a equipe da Contabilidade imobiliária !

Veja também

consultoria de contabilidade

3 motivos para ter a Real Estate como sua consultoria de contabilidade

A consultoria de contabilidade para empresas e indústrias é algo importante e complexo. Afinal, se os aspectos contábeis e fiscais não estão organizados e dentro dos padrões legais, isso pode acarretar multas, prejuízos e pagamentos extras de impostos e tributos sem necessidade.  Pensando nisso, contratar uma empresa de gestão contábil e jurídica pode ser a […]

consultoria contábil

Multas do e-social mais importantes: veja quais são!

Desde 2018, o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, passou a ser obrigatório no Brasil. Mas as empresas que não se atentarem aos prazos e regras de envio de informações podem ser submetidas a multas e prejuízos consideráveis.  Por isso, a Real Estate Contabilidade pretende explorar neste artigo a […]

consultoria jurídica

Pronampe e Microcrédito podem ajudar as PMEs e MEIs em 2021

Ambos os programas de crédito continuam no plano do Governo Federal para 2021 Para continuar aumentando a geração de empregos e o consumo por parte da população, o governo federal investe em programas de crédito para microempreendedores e pequenas empresas.  Assim, um exemplo disso foi a criação do Pronampe durante a pandemia que se iniciou […]